Runas Simbolo de Sabedoria e Conhecimento

O sacrifício de Odim 
Contam as lendas vikings que os deuses moravam no Asgard, um lugar localizado no centro do mundo. Nele crescia o Yggdrasil, a Árvore do Mundo, cujas raízes ninguém conhecia, e que servia de comunicação entre a terra e o paraíso. Nesta árvore, o deus Odin  conheceu a sua maior provação e descobriu o mistério da sabedoria: as Runas.
Alguns versos do Edda Maior, um livro de poemas composto entre os séculos IX eXIII, cantam esta aventura de Odin em algumas de suas estrofes:

¨Sei que fiquei pendurado naquela árvore fustigada pelo vento,
Lá balancei por nove longas noites,
Ferido por minha própria lâmina, sacrificado a Odin,
Eu em oferenda a mim mesmo:
Amarrado à árvore
De raízes desconhecidas.
Ninguém me deu pão,
Ninguém me deu de beber.
Meus olhos se voltaram para as mais entranháveis profundezas,
Até que vi as Runas.
Com um grito ensurdecedor peguei-as,
E, então, tão fraco estava que caí.
Ganhei bem-estar
E sabedoria também.
Uma palavra, e depois a seguinte,
conduziram-me à terceira,
De um feito para outro feito."


Esta é a criação mítica das Runas na qual o sacrifício de Odin trouxe para humanidade essa escrita alfabética antiga  cujas letras possuíam nomes significativos, e sons também significativos que eram utilizadas na poesia, nas inscrições e adivinhações, mas que jamais chegaram a ser uma língua falada.     

Comentários